Por Mariana Nassif

A pergunta contida no título às vezes é esquecida por algumas que desejam se empenhar no empreendedorismo materno. Verdade seja dita, a esmagadora maioria de nós já sai inserindo os custos de domínio + hospedagem + desenvolvimento e/ou aquisição de plano + apps para manutenção de estoque nas planilhas iniciais. Mesmo que, num primeiro momento, elas sejam mais mentais do que propriamente físicas. Trabalhar de casa, amigos, dá trabalho! Exercitar a maternidade e encontrar espaço para assimilar as melhores opções profissionais nem sempre acontecem de forma tranquila, não é?

Por mais que ter um mínimo financeiro disponível para investir e estruturar uma empresa seja o ideal, para inúmeras mulheres essa espera não é uma opção. E, portanto, é preciso usar as ferramentas disponíveis para colocar a marca para funcionar. Para auxiliar esse processo, preparamos uma espécie de checklist para que você se organize melhor acerca do seu negócio enquanto se encarrega da criação dos filhos. O que, a princípio, deve promover um tanto de satisfação. Afinal, qualidade de vida é um dos fatores de maior relevância para as mães que escolhem as jornadas flexíveis.

Formas de vender

A primeira consideração dá conta de que existem diferentes formas de vender que não implicam na criação e gerenciamento de um sistema on-line, seja um e-commerce proprietário ou um market place, os shoppings virtuais que cobram mensalidade fixa e alguma porcentagem dos ganhos do mês. Daí para frente, com a cabeça aberta, considerar algumas perguntas que cabem nesse momento inicial.

Produtos ou serviços?

As estratégias para cada caso são distintas, especialmente no que diz respeito à questões relacionadas a estoque, insumos e manuseio.

Caso sua estrada esteja voltada para os produtos, vale considerar a construção de um organograma informativo sobre os processos de produção. Neste desenho estarão inclusos os insumos necessários, a forma de manufatura e as melhores embalagens para envio. Tudo minuciosamente descrito até que se tenha uma visão panorâmica do negócio de modo a extrair informações relevantes tanto para o cliente quanto para você. O tempo de produção, os custos, os processos – todo este detalhamento se faz valioso para conhecer e lidar com um negócio sem perder o fio da meada. Programas como o MindMap apresentam versões gratuitas e são excelentes para este tipo de arquitetura.

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Exemplo de planejamento no MindMap

Avaliação financeira

Além deste mapa, uma outra análise relevante para o início do negócio é a forma que você se relacionará com as finanças da empresa. Junto com a sua individual? Formalizará logo no início? Será informal sem metas de crescimento? O ideal é que essa análise seja feita de acordo com a disponibilidade financeira no marco zero da empresa. E, caso a formalização não seja possível naquele momento, exista um comprometimento com prazos e reservas financeiras que encaminhem seu negócio para o mercado formal, tanto por questões legais quanto pela probabilidade de crescer ser muito maior quando, por exemplo, são emitidas notas fiscais.

Já no caso de serviços, também compensa desenhar um fluxo detalhado de atendimento, por exemplo, considerando desde o contato inicial com o cliente até a entrega dos serviços. Qual o período deste processo? Alguma etapa será realizada por terceiros? Quais os prazos onde o cliente pode esperar? Quais as tarefas referentes a cada fase do atendimento?

A mesma análise sobre formalização ou informalidade é indicada.

Marketing, a vitrine do negócio

Seja venda de produto, seja de serviço, um dos principais pontos de convergência entre oferta e procura é a ação de marketing. Se você não vende por meio de uma loja on-line, é necessário avaliar os canais disponíveis. E, então, adequar seu material e discurso a esses canais. O mais utilizado atualmente é o WhatsApp. Por isso, vamos focar na orientação para este canal.

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Uma vez que seus contatos profissionais são feitos pelo telefone, a melhor solução é ter um número específico para a empresa. O mercado apresenta aparelhos multichips que podem dar conta do recado. A atualização e organização dos contatos é estritamente necessária: anote detalhes e características que possam remeter tal contato à respectiva cliente, por exemplo “Juliana indicação da Marta”, personalizando, assim, o atendimento. Você também pode organizar uma planilha no excel listando seus clientes e identificando detalhes e preferências de compras, por exemplo. Assim como anotar particularidades que os serviços de e-commerce acabam fornecendo, como a data de nascimento, endereço, telefone, horários preferenciais para contato etc.

Quanto maior o nível de informação organizada, mais ações personalizadas você será capaz de ofertar para estes clientes. “Claudia tem filhos”, por exemplo, é uma anotação relevante se você vende produtos que podem ser consumidos no dia das crianças. Vale a pena, nesse caso, analisar se compensa mais focar energia nessa venda mais assertiva ou se fará uma campanha geral para todos os contatos. A organização de dados pode ser feita com investimento zero. Basta um computador com o pacote Office ou, então, um caderno bem esquematizado para as anotações.

Dicas mais subjetivas, mas também válidas

Boas fotos do que você vende, imagens com frases de efeito que destaquem seus serviços, linguagem adequada, direta e objetiva. Lembrando que não é porque você está no celular do cliente que já construiu uma relação íntima com ele.

Estou ganhando dinheiro ou pagando para trabalhar?

Trocar seis por meia dúzia é algo comum no mundo do empreendedorismo: investe-se tanto para ser visto e aparecer no mar de ofertas que vez ou outra esquece-se de colocar na ponta do lápis os ônus e os bônus, os custos e os lucros e as viabilidades do afazer. De novo, a organização esmiuçada de investimentos, detalhada semana a semana, por exemplo, pode ser uma boa baliza para entender seus ganhos. Anotada a quantia investida no período, fica fácil calcular se houve retorno proporcional em vendas ou se não houve conversão. Dependendo da sua disponibilidade, vale avaliar se repete a ação ou se experimenta outro tipo de abordagem.

Controlar o fluxo de caixa é fundamental para todos os tipos de negócios. Ainda mais para quem não tem registros automatizados e salvos em plataformas de market place ou e-commerce, que mantém ordenados por período os ganhos adquiridos. Conhecer seu movimento financeiro garante a saúde da empresa – e a sua também, pense nisso!

Comunicar sem encurralar

Aproveitar outros canais de comunicação para ativar a memória do cliente e utilizar o WhatsApp apenas para fechar as vendas não sobrecarrega o consumidor. Ele provavelmente já recebe mensagens e alertas dos grupos da família, do trabalho, da escola dos filhos, das amigas solteiras, das casadas, dos amigos do marido e por aí vai. O e-mail marketing é uma ferramenta potente nesse sentido.

Uma boa estratégia é construir um calendário de campanhas para nortear as divulgações. A periodicidade deve ser definida de acordo com a demanda e disponibilidade de conteúdo. No entanto, existe a métrica de não ficar mais de uma semana sem trocar nada com o potencial consumidor. Um bom planejamento não esgota os assuntos e organiza as práticas profissionais, desafogando a ansiedade presente em grande parte das mães empreendedoras.

O MailChimp, aplicativo que gerencia listas e envia e-mails comerciais, tem versões gratuitas para até 2.000 inscritos. E também permite o agendamento dos envios – liberando suas mãos para outras tarefas que envolvem as rotinas do negócio.

Como organizar o atendimento para fidelizar

Investir em contas no Instagram e Facebook, além do Pinterest e Youtube, caso façam sentido para o seu negócio, acaba por estreitar a comunicação com quem já conhece seu produto/serviço e como canal de divulgação para os novos e potenciais. Segmentar anúncios e investir o mínimo por mês, mesmo que num segundo momento, é eficaz para fidelizar e angariar mais clientes.

Estabelecer um prazo mínimo de retorno para as chamadas dos contatos pelo WhatsApp pode ser bastante lúcido e evitar confusões e esquecimentos – mais uma vez, acompanhar os processos de atendimento e entrega por meio de uma planilha pode ser eficaz na gestão do seu negócio. Manter horários de retorno separados ao longo do dia viabiliza a atenção necessária e permite que você se comprometa com outras etapas do processo, bem como dê conta das demandas pessoais. Escolha um horário de funcionamento e, logo nos primeiros contatos, comunique o cliente sobre ele: o não retorno de mensagens na madrugada não há de significar um mal atendimento, mas sim a sanidade mental de quem decide empreender sendo seu próprio canal de vendas.